24 de nov. de 2009




VEREADOR COLABORA COM A COMUNIDADE NA
 FORMAÇÃO DE ONG PARA CUIDAR DOS ANIMAIS DE RUA

Após Alguns meses de estudos, pesquisas e reuniões a respeito do assunto ( cães e gatos na rua), com um grupo de pessoas interessadas em proteger e defender os animais, no último dia 20/11/2009, o Vereador Leandro Môro em parceria com a Vereadora Neusa Zangelini da bancada do PP, realizaram uma sessão especial no espaço da casa Legislativa para formação da tão sonhada ONG, que cuidará dos cães e gatos abandonados.
Na oportunidade foi apresentada à Diretoria e eleita provisoriamente, assim constituída:

Diretoria Provisória

Presidente – Luiz Augusto Scoss Lopes
Vice-Presidente – Luiz Carlos Carlos Souza e Silva
1ª Vice-Presidente- Eliana de Oliveira
Tesoureira – Patrícia Schwalbe Irune
1ª Secretária – Adriana Pinto Nunes
2ª Secretária – Karine Pinto Nunes
Conselho Fiscal
João Maria Oliveira
Plínio Assis Garcia
Maria Eulália da Fonseca

Em seguida o Vereador Leandro Môro, usou a palavra desejando sucesso á toda a Diretoria recém eleita e disse do apoio integral e incondicional, mas ao mesmo tempo vai cobrar resultado. Salientou ainda o vereador sobre a importância da identificação dos animais abandonados nas ruas através de CHIP’S, TATUAGENS, COLEIRAS, ANILHAS (anéis), MARCA (“carimbo”) ou brincos, a implantação vai depender do custo desse identificador do animal.
O trabalho da ONG será de parceria com o Centro de Zoonoses e procurará amenizar os problemas causados em relação a grande população canina de nossa cidade, pois entendemos que trata-se de caso de Saúde Pública.
Finalizando agradeceu todos os presentes na sessão da plenária que acompanharam os trabalhos em especial o Dr. Luiz Alfredo que foi o mestre de cerimônia na oportunidade.

16 de nov. de 2009

ALIMENTAÇÃO: DEVER SOCIAL, DIREITO DE TODOS


   Vereador Leandro Môro no dia 09/11/2009, enviou moção a Bancada do Senado Catarinense e Deputados Federais bem como da Assembléia Legislativa catarinense, solicitando a aprovação com urgência da PEC 047/2003, que trata da Alimentação como Direito Social do Cidadão, com base, nessa proposta assim usou o seu espaço:
A passagem do dia 16 de Outubro data em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação e muitos integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi tema de outra moção legislativa de autoria do Vereador Leandro Môro.
A matéria encaminhada aos deputados e senadores que representam Santa Catarina aponta que um dos pontos positivos dos ministérios que tratam das políticas sociais foi a priorização do tema da fome na agenda política do Brasil, com repercussões no cenário mundial, que reforçam a participação e a mobilização da sociedade.
“O segundo ponto positivo dos direitos humanos à alimentação foi possibilitar a vinculação entre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional e a necessidade de repensar a ação do Estado. Quanto mais garantida a integração das áreas envolvidas nesse tema, mais estimuladas serão as parcerias e melhor promovidos os canais de participação popular e controle social, maior é a possibilidade”, destaca o vereador.
A matéria aponta ainda que, a proposta de emenda constitucional (PEC) 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais, no artigo 6º da Constituição, passou por todos os trâmites no Senado Federal e estaria esquecida na Câmara Federal, aguardando votação.
“É lamentável que a referida PEC ainda não foi votada antes da sua data simbólica [Dia Mundial da Alimentação]. A PEC tramita desde 2003 no Congresso Nacional. Somente agora, seis anos depois, foi analisada e aprovada em duas comissões e no momento aguarda entrar na pauta de votação do plenário. Sendo assim, vimos respeitosamente pedir apoio de Vossas Excelências no sentido da aprovação da proposta” apela o vereador.
De acordo com a moção, “apesar de o Brasil ser signatário de tratados internacionais que consagram este direito e de ter conferido prioridade ao combate à fome zero, o direito à alimentação não figura entre os direitos sociais fixados no artigo 6ª da Constituição. A inclusão de referência explícita ao direito à alimentação no capitulo dos direitos fundamentais será um passo decisivo para tornar a segurança alimentar e nutricional, não um plano de governo, mas uma permanente política digna de Estado”.

10 de nov. de 2009




GRANDE EXPEDIENTE



Na noite do dia 09/11/2009 o vereador Leandro Môro, fez sua prestação de contas do ano de 2009, onde relatou um breve resumo de seus trabalhos até esta data, citou o vereador:

Hoje gostaria de usar meu espaço nesta casa para dizer dos nossos trabalhos especialmente daquilo que considero de maior importância.

Nossa fala não seria tão importante, se este espaço não fosse tão nobre.

Nobre também são as pessoas que nos acompanham na caminhada.

Nesta oportunidade como falei inicialmente vamos falar de trabalho, uma forma de prestação de contas para a comunidade em relação ao ano de 2009.

Quando este vereador aborda assuntos de grande relevância de interesse de todos que envolve a população de um País e Lages e os Lageanos fazem parte deste contexto. Claro que 1º lugar somos Legeanos, 2º Catarinenses e brasileiros, com orgulho “DIGO ISSO”.

Refiro-me a assuntos (temas) como; COPA DO MUNDO, OLÍMPIADAS, IMPOSTOS E TAXA, e outros.

Na oportunidade gostaria de deixar claro e dizer que as nossas manifestações, além do vereador, ter prerrogativa do uso da palavra e expor o que desejar no plenário, lógico tudo dentro da legalidade.

Por exemplo, IMPOSTOS E TAXAS- A população atingida é só nas capitais, nas assembléias Legislativas dos Estados ou então atinge só a população da Capital Federal.

Tenho conhecimento o bastante Srs., sei que sou pequeno, apenas um grão de areia ou menos que isso, em meio a tantos problemas

A prática da Política nasceu praticamente junto com a humanidade ( até poderia relatar a história mais aprofundada, mas não é a matéria do momento).

Por isso, Srs.!! Nosso trabalho aqui na Câmara de Vereadores, posso afirmar que é BEM LOCAL.

O vereador muitas vezes faz o papel de motivador, de psicólogo, doutor, de noticiador da informação é como se fosse passar uma notícia a nossa população. Às vezes as coisas acontecem lá fora e o povo não fica sabendo, Lages não é cidade provinciana.

Exemplos citadas através dos nossos discursos como:

- A CSS, CPMF

- Impostos Do Livro

- Estatuto do Idoso,

- Eca- Estatuto da Criança e Adolescente,

- Racismo,

- Violência,

- Presídios Lotados,

- Meio Ambiente,

- Desenvolvimento Regional como Turismo,

- A saúde das pessoas como deixar de Fumar,

- Revitalização da Área Central- Comércio,

- Trânsito,

- Mercado Público,

- Implantação da ONG- Animais de Rua (domésticos),

- Centro de triagem de Animais ( silvestres).

Quero dizer da nossa luta que foi, é, e sempre será em defesa do pequeno, do menos favorecido.

OBS. Se não vejamos nossos encaminhamentos.

- Rua Círilo Vieira Ramos- Caça e Tiro;

- Estrada dos Pesque e Pague do Juca E do Luiz;

- Rua Assis Domingos Souza Junior- Vila Nova;

- Acesso a Perdigão – Px. Br 116;

- Praça Loy Pereira da Silva- Emilio Odebrecht – Universitário;

- Implantação Academias – ATI – Bela Vista, na Varzea, Popular;

- Da luta dos Postos de Saúde do bairro Habitação e Popular;

- Implantação Academias- ATI- px. Jones Minosso- Varzea e Universitário;

- Rua Coronel Sotero Rocha e a Travessa Bezerra de Meneses;

- BRs 116 e 282 Propomos Convênio para administração pela municipalidade- Colocando Controladores de Velocidades;

- Rua Jorge Arruda – Universitário;

- Rua Edmundo Costa Arruda, Conte- Bela Vista;

- Rua Gustavo Richard- Rede Esgoto- Santa helena

- Rua Galdêncio Andrade- Guadalupe;

- Rua Antonio Neri dos Santos – Habitação;

- Galerias nas Ruas Salustiano Manoel Joaquim- Santa Helena;

- Tubos – Carmosino Camargo- Santa Maria, e outros.



PROJETOS DE LEIS:

- Receitas Médicas e Odontológicas Digitalizadas;

- Propondo Instituição de Programa Ambiental nas Escolas;

- Segurança nas casas Lotéricas, e outros.



MOCÕES / SUGESTÕES

-Revitalizações - Rua Aujor Luz- Tringulo, Araucária, Santa Catarina;

- Revitalização do Centro da cidade.

E assim por diante. A própria Constituição Promulgada em 1988, até hoje 21 anos depois perguntem quantos brasileiros conhecem os direitos básicos do cidadão?



CRIAÇÕES DE EXPRESSÕES

_ Rogério Magri- Ex. Ministro Trabalho - IMEXÍVEL

- Os animais são Humanos

_ Descentralização? A palavra correta seria DESCONCENTRAÇÃO- Luiz Henrique Governador de Sc,

- Sem falar da Linguagem do “LULA”,

-Por que este Vereador não pode usar a expressão “IMPOSTAÇÃO” no sentido figurado (monte, muitos impostos)

(montanha de Impostos). IMPOSTAÇÃO usando neste caso alternando a IMPOSTAÇÃO das cordas vocais para GRITAR ALTO e em bom tom, “Chega de Impostos- Nunca se viu tantos impostos na história desse PAÍS.

SAÚDE DEVE SER PRIORIDADE

SAÚDE DEVE SER PRIORIDADE


O vereador Leandro Môro em parceria com seu colega de bancada vereador Luiz Amorim apresentaram nesta segunda 09/11/2009, moção legislativa cobrando do Governo Estadual e a Secretária de Saúde, agilidade no caso das greves em todo o Estado, mas a sua preocupação é com a Unidade de Saúde de Lages.

Em nossa opinião, o governo deve levar mais a sério quando o assunto envolve esta questão “SAÚDE”, pois as pessoas que não tem nada a ver com essa situação, é exatamente elas que estão sendo prejudicadas e o que é pior, trata-se de vida ou morte.

Lembrou o vereador Leandro Môro em sua fala, que se existe impasse entre Estado e servidores da saúda, isso tem que se resolver quanto antes, pois sabemos das dificuldades por que todos passam neste momento de crise, mas a população não merece essa situação, criada por ambos.

6 de nov. de 2009

VEREADOR PREOCUPADO COM O ATENDIMENTO DO SAMU EM LAGES E REGIÃO




Na sessão da câmara de vereadores dia 26/10/09, o Vereador Leandro Môro solicitou através de requerimento, a realização de Sessão Especial, para que se discuta amplamente o mau atendimento prestado às pessoas quando há necessidade de prestação de socorro emergencial à população.

Lembra o vereador que esse “mau” atendimento a que se refere, foi levantado através de inúmeras reclamações feitas por telefone e/ou pessoalmente junto a este Edil e aos órgãos de comunicação como rádios e TVs de nossa cidade.

Na oportunidade salientou que Os Serviços de Atendimentos Moveis de Urgência (SAMU) está regulado pela portaria 2048 de novembro de 2002. Suas atividades foram iniciadas em Porto Alegre em 1995, é indiscutível a importância e o reconhecimento sem dizer da posição que ocupa dentro do Sistema de Saúde, pelos serviços que presta junto a Sociedade.

Na visita que o Vereador Leandro Môro fez ao SAMU, tomou conhecimento do funcionamento e ouviu o outro lado, que a demora no atendimento como as pessoas alegam é porque não temos uma linha telefônica gratuita para muitas vezes atender a população carente que, na verdade necessita de transporte social, nesse caso, não seria prioritário este atendimento que, a regulação é necessária e feita pelas atendentes onde é registrada a solicitação, com nome, endereço, telefone, pontos de referência, paciente, sexo, idade e queixa, fator causador da ligação, em seguida é transferida ao Médico regulador, que analisa o caso, se de urgência e só aí libera o atendimento, finalizou o Vereador.