31 de ago. de 2010

Vereador Môro Quer Aprovação de Lei que Proíbe Empresas de Consultar SPC e SERASA.

Em proposta aprovada na Sessão da Câmara de Vereadores na ultima segunda-feira, 30 de Agosto, foi encaminhada ao Senado Federal e a bancada Catarinense em Brasília pedido para aprovação do Projeto de Lei n 266/08 do Senador Mário Couto do PSDB-PA, que proíbe as empresas de excluírem candidatos a uma vaga de emprego por estes estarem com seus nomes inclusos na lista do SPC e/ou SERASA.

Môro ressalta em seu pedido que muitas vezes os candidatos a uma vaga de trabalho preenchem todos os requisitos necessários para ocuparem determinado cargo, mas são impedidos por estarem com o nome incluso na lista de inadimplentes dos órgãos citados.



Leia na integra a Moção Legislativa encaminhada ao Senado Federal de autoria do Vereador Leandro Môro:




MOÇÃO LEGISLATIVA N.º /2010



EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES



SOLICITA APOIO PARA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI N° 266/08, PROIBINDO A PRETERIÇÃO DE CANDIDATOS A UMA VAGA DE TRABALHO, POR SE ENCONTRAREM INSCRITOS EM CADASTROS DE INADIMPLÊNCIA.



ANTÔNIO LEANDRO MÔRO, Vereador com assento nesta Casa Legislativa pela Bancada do PP, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, após manifestação do Egrégio Plenário, solicitar envio de Moção Legislativa ao Exmo. Senhor Presidente do Senado Federal, JOSÉ SARNEY, aos Exmo. Senhores Senadores da República e Deputados Federais da Bancada do Estado de Santa Catarina no Congresso Nacional, com o seguinte teor:



CONSIDERANDO:


— As dificuldades de reinserção no mercado de trabalho das pessoas desempregadas, que encontram obstáculos quase intransponíveis para voltar a trabalhar, agora, se veem diante de mais uma barreira à obtenção de emprego: o requisito da ausência de inscrição nos cadastros de inadimplentes (SPC, SERASA);


— Que a situação de exigência da ausência de inscrição, ocorre diante da total indiferença das autoridades encarregadas da fiscalização das relações de trabalho, em especial, o Ministério do Trabalho, e ainda com a anuência de muitos sindicatos de classe;



— Que o trabalhador desempregado não tem salário e, por conseqüência óbvia, não tem dinheiro para arcar com suas dívidas, inevitavelmente sofrendo a inclusão de seu nome nos cadastros de inadimplentes;



— Que o problema é mais sério do que se possa imaginar, uma vez que uma imensa parcela de pessoas sequer conseguiu o primeiro emprego e já se encontra inclusa em cadastros de inadimplentes. Exemplo: os estudantes financiados pelo FIES, que não conseguem pagar o financiamento depois de formados e, como forma de coerção, são colocados nos cadastros de inadimplentes.


— Que esta atitude tira a liberdade das pessoas, e o que é pior, priva as mesmas de sobreviverem com dignidade, esperança e perspectiva de vida, já tão difícil pelas instabilidades naturais do mercado de uma forma geral.



— Que a Exposição de Motivos do Projeto de Lei do Senador Mário Couto, ressalta que muitas vezes o candidato a uma vaga de emprego atende todas as demais qualificacões necessárias para assumir determinado cargo, mas fica impedido por estar com o nome incluso em instituicões de protecão ao crédito. Menciona ainda a Exposição de Motivos do Projeto de Lei, que a investigacão sigilosa praticada pela empresa impede o candidato à vaga de emprego, apresentar alegacões em sua defesa.



— Que o Brasil ratificou a Convencão nº 111 da Organizacão Internacional do Trabalho (OIT) sobre Discriminacão em Matéria de Emprego e Ocupacão, porém esta Convencão nao trata especificamente desta matéria, razao pela qual o Senador Mário Couto propôs o presente Projeto de Lei.




Ante ao exposto, solicitamos:



O apoio para a aprovacão, com a maior brevidade e celeridade possivel, do Projeto de Lei N º266/08, que ora tramita no Senado Federal, de autoria do Senador Mário Couto do PSDB-PA, dispondo “que os candidatos a uma vaga de trabalho nao podem ser preteridos, pelo fato de estarem temporariamente com seus nomes inscritos em instituicões de protecão ao credito”



Sala das Sessões, data

20 de ago. de 2010

SOCIEDADE PROTETORA E AMIGA DOS ANIMAIS (SPAA) É APRESENTADA A COMUNIDADE NA CÂMARA DE VEREADORES.


Os vereadores Leandro Môro e Neusa Zangelini promoveram na noite desta quinta-feira, dia 19 de Agosto, uma reunião que apresentou a Sociedade Protetora e Amiga dos Animais (SPAA). A entidade tem como principais objetivos o auxilio e a castração de animais abandonados, a orientação sobre posse responsável e formas de responsabilizar legalmente os donos que submeterem seus bichos de estimação ao abandono e maus-tratos.
Uma das principais reivindicações do grupo é a obtenção de um local próprio e que seja adequado para abrigar e tratar os animais provisoriamente, enquanto estes não são adotados.
A Presidente da entidade, Eliana de Oliveira tem um histórico de assistência aos animais, sendo que em sua residência cuida de mais de 30 abandonados. Apesar de seu amor aos bichos, Oliveira não consegue cuidar de mais animais, por isso teve a idéia de conceber a organização para que outras pessoas que tenham a mesma estima possam ajudar. “Com mais parceiros e juntando as forças, o objetivo vai se realizar”, afirmou.
A coordenadora do Centro de Zoonoses, Geanise Ledo, pôs-se a disposição para unir forças e trabalhar junto à associação, para erradicar ou, pelo menos, diminuir a incidência e a proliferação dos animais soltos pelas ruas.
Leandro Môro entende que este é um dos grandes problemas urbanos de Lages e que retirar da rua estes animais e controlar sua taxa de natalidade são formas de cuidar da saúde pública. O vereador pediu para que os donos tenham zelo pelos seus bichos e enfatizou que é preciso união de todos para que os objetivos possam ser atingidos. “É uma longa caminhada, mas, se andarmos juntos, o caminho destas conquistas será bem mais curto e prazeroso”.
Eliana de Oliveira pediu ajuda para que outras pessoas contribuam com a entidade. Para quem estiver interessado em saber mais sobre a organização ou mesmo quiser ajudar os telefones de contato são: (49) 9911-5302, falar com Erisson ou (49) 3222-7610 com Eliana.

Vereador Leandro Môro um dos colaboradores da ONG-SPAA.

17 de ago. de 2010

CONVITE ONG- Sociedade Protetora e Amiga dos Animais (SPAA)


Estamos Convidando todos os Colegas e Amigos do Blog para a reuniao da ONG- SPAA (Sociedade Protetora e Amiga dos Animais). Estarão presentes nesta reunião a diretoria e simpatizantes desta entidade. O encontro será realizado no dia 19 de agosto de 2010 às 19h, na Câmara de Vereadores no Plenário Nereu Ramos.
A vossa participação, como representantes que lutam pelas causas de interesse da comunidade é de suma importância para discutirmos, darmos apoio e sugerir alternativas de proteção aos animais.







Colaboradores:
Vereador Antônio Leandro Môro
Vereadora Neusa Zangelini

Audiência Pública Vai Debater Esporte Profissional Lageano.

Futebol Profissional será o foco da Audiência Pública.

O Vereador Antônio Leandro Môro entrou com pedido para realização de Audiência Pública para debater a situação do Esporte Profissional Lageano na Sessão da Câmara da ultima Segunda-Feira, dia 16 de Agosto.
 Môro pretende reunir um grande numero de pessoas ligadas ao esporte profissional no Plenário da Câmara de Vereadores no dia 07 de Outubro, para debater, apresentar proposições e possíveis soluções para que Lages volte a brilhar e ter representatividade no Estado e também no Brasil em varias modalidades esportivas. O foco principal do debate pretende ser o futebol profissional.
O Vereador Lembrou que Lages já foi destaque em varias competições e modalidades esportivas no passado, e que hoje não temos mais esta representatividade. Citou ainda como exemplo o futebol profissional que há tempos não possui uma equipe na principal divisão do Campeonato Catarinense.




13 de ago. de 2010

Projeto de Lei do Vereador Môro Quer instituir “Semana da Saúde do Homem”.

De autoria do Vereador Antônio Leandro Môro do PP, o Projeto de Lei n 062/2010, institui a Semana da Saúde do Homem, e tem a finalidade de estimular, incentivar e conscientizar a população e as autoridades públicas a colocar em pratica medidas para ajudar os homens a prevenirem doenças.

Confira na integra o teor do Projeto de Lei:



PROJETO DE LEI:



Art. 1º Fica instituída a “Semana da Saúde do Homem”, que será comemorada anualmente, na primeira semana do mês de agosto.



Art. 2º Os Objetivos da Semana são:

I – Conscientizar o homem de que a prevenção eleva o nível de saúde física e emocional de maneira geral, prolongando a disposição física e sexual;

II – Divulgar as doenças mais comuns, que as atitudes de rotina e o passar dos anos fazem com que ataquem o homem;

III – Estimular a participação dos homens nos grupos de Educação em Saúde , para o aprimoramento dos conhecimentos sobre a prevenção da doença e a promoção da saúde.

IV- Incentivar a prática de esportes através das academias, e outras competições que desenvolva atividades esportivas, evitando assim o sedentarismo.

V – Estimular os homens a adotarem as medidas necessárias para a redução do índice de freqüência dessas doenças;



Art. 3º A coordenação da semana ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, cujo planejamento e execução deverá ser feito em conjunto com as Secretarias Municipais da Assistência Social e de Educação.

Parágrafo Único – A Prefeitura do Município poderá promover convênios e parcerias com a iniciativa privada e instituições governamentais com o objetivo de aquisição de serviços para execução do programa a ser desenvolvido na “Semana da Saúde do Homem”.



Art. 4º As despesas decorrentes com a execução da presente lei,correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, e suplementadas oportunamente, se necessário.



Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA




Este projeto de lei tem como principal objetivo de conscientizar a população masculina para a prevenção e divulgação das doenças mais comuns.

È muito comum que os homens procurem os serviços de saúde quando perdem sua capacidade de trabalho e chegam ao seu limite.

Os homens são mais resistentes em procurar ajuda e não procuram o médico por conta principalmente de barreiras culturais, como o medo de descobrir a doença por serem os provedores da família, ou simplesmente tem o pensamento de nunca adoecer.

A cidade de Lages tem um total de aproximadamente 167.805 habitantes, sendo que 42.841 são homens na faixa etária de 20 a 50 anos (IBGE). Em 2009 houve um total geral de 963 óbitos sendo que 523 homens. O 1º lugar das causas de morte foram as doenças do aparelho circulatório, com 128 mortes. A 2º maior causa de morte foram as neoplasias, com 110 mortes, as demais mortes foram causas externas 58. E as doenças relacionadas ao aparelho respiratório, somou um total de 57 óbitos.

A não procura pelos serviços de atenção primária faz com que o indivíduo fique privado da proteção necessária, á preservação de sua saúde e continue a fazer uso de procedimentos desnecessários.

Assim a promoção a saúde e a prevenção aos agravos tem como Intuito de aumentar a expectativa de vida e reduzir o índice de doenças e mortes entre os homens. A divulgação tem a finalidade de fazer os homens entre 20 e 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano.

É com esse propósito que apresentamos este projeto de lei, para isso necessito contar com o apoio dos nossos nobres colegas vereadores para a devida aprovação.



Antônio Leandro Môro


Vereador PP

5 de ago. de 2010

Vereador Môro Preocupado Com a Queda de Receitas dos Municípios.

Aflito com as constantes quedas de repasse de receitas por parte da União aos municípios, o Vereador Antônio Leandro Môro juntamente com a bancada do PP na Câmara de Vereadores encaminhou Moção Legislativa a Câmara dos Deputados pedindo aprovação da PEC 279, que estabelece a Reforma Tributaria. Môro ressaltou que a cada ano os municípios têm a sua participação no bolo tributário enfraquecida, o que causa uma serie de problemas de ordem social, principalmente naqueles com menor população e consequetemente mais dependentes do repasse destes valores.


MOCÃO LEGISLATIVA N /2010



Com base na distribuição da Receita arrecadada pela União e um dos assuntos em pauta no 30 de Junho de 2010 em Brasilia-DF no Congresso de Vereadores realizado pelo COVERSUL (Conselho de Vereadores da Região Sul) e também abordada na Escola do Legislativo da Serra no dia 09 de Julho, em conjunto com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e a União das Câmaras de Vereadores da Região Serrana (Uveres), realizaram um dia de debates sobre a questão municipalista no Plenário Nereu Ramos da Câmara de Vereadores de Lages. O evento serviu para fortalecer o manifesto “Mais dignidade e respeito aos municípios. Também somos entes federados”. O documento com as reivindicações das lideranças da Região Serrana será encaminhado aos candidatos ao governo estadual e federal, bem como senadores e deputados de Santa Catarina. foi amplamente discutido a situação atual dos municípios brasileiros em especial a aprovação da Emenda á Constituição da Republica no que tange a reforma tributaria.
Na oportunidade foi aventada a matéria referente à majoração da participação dos municípios na receita tributaria da União. Não é admissível que os municípios os maiores arrecadadores e que geram e arrecadam a riqueza, venham a ficar com a menor participação nas receitas da Federação.
Segundo levantamento, nos últimos anos, a participação dos municípios no Bolo Tributário caiu de 19,5% para 13,5%, conforme informações da Confederação Nacional dos Municípios citamos a seguir alguns dados importantes:
O FPM de Janeiro de 2010 foi de 14,09% menor que o mesmo período de 2009.
O FPM do segundo decêndio de abril de 2010 foi de 1,7% menor que o mesmo período de 2009.
O primeiro repasse de Junho de 2010 foi 34% menor que o mesmo período de Maio de 2010.
Segundo repasse de Junho de 2010 sofre queda de 13,8%, 114 milhões de Reais a menos para os municípios;
Apesar de em alguns meses os repasses serem um pouco superiores aos mesmos períodos do ano anterior e apesar da crise econômica mundial estar sendo superada pelo nosso País, os repasses ainda continuam defasados, causando dificuldades financeiras aos municípios brasileiros.
Apelamos então para a aprovação da reforma tributaria, com a aprovação da PEC 279, bem como outras em tramitação, que inclusive contém a participação dos Municípios na arrecadação da CIDE (Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico). Diminuindo assim a injustiça que esta sendo praticada em relação aos municípios brasileiros.




3 de ago. de 2010

TELEFONES PÚBLICOS FORA DE OPERACAO NA AV. DOM PEDRO II PREOCUPAM VEREADOR MÔRO.

Em requerimento enviado a Telefonia Oi o Vereador Leandro Môro pediu providencias urgente quanto à falta de funcionamento de vários orelhões na Av. Dom Pedro II.
Môro mencionou que dos 13 orelhões verificados naquela via, 6 estão fora de operação e prejudicam muito a população quando a mesma precisa fazer uma ligação de urgência ou emergência.






Requerimento n /2010


A SENHORA MARIA DE LOURDES PRADO - ANALISTA DE PLANEJAMENTO DA OI TELEFONIA

Constatando que na extensão da Av. Dom Pedro II dos 13(Treze) telefones públicos (orelhões) verificados 6(Seis) encontram-se danificados ou fora de operação o que causa um grande transtorno as pessoas que necessitam dos serviços destes aparelhos, pois muitos em uma situação de emergência ou urgência não encontram os referidos fones em condições ideais para uso.
Requeremos então a esta Empresa de Telefonia que faça com a maior brevidade e celeridade possível os reparos devidos ou mesmo a troca dos aparelhos que se encontram fora de condições técnicas de operar por outros que possam dar tranqüilidade e satisfazer a população que necessita dos serviços de telefonia publica.





Vereador Môro Quer Instalação de Lombada Eletrônica na Rua Otacílio Vieira da Costa.

Foto Correio Lageano
Preocupado com os inúmeros acidentes que tem ocorrido na Rua Otacílio Vieira da Costa no Centro, o Vereador Leandro Môro encaminhou na  Terça-Feira, dia 03 de Agosto, indicação ao Executivo Municipal pedindo a instalação de uma lombada eletrônica e placas de sinalização alertando os motoristas e pedestres para o perigo daquele cruzamento.




Indicação n  /2010

A referida indicação visa atender aos inúmeros apelos da comunidade das imediações da Rua Otacílio Vieira da Costa no Centro, que tem se deparado com inúmeros acidentes, inclusive causando grandes danos materiais e principalmente com vitimas com ferimentos graves. As citadas ocorrências têm acontecido principalmente no cruzamento da rua mencionada com a Rua: Hercílio Luz, esquina da Eletrônica Tele Cor.
Salienta-se que na Rua: Otacílio Vieira da Costa há uma escola de Educação Infantil denominada “Contos de Fada”, situada em frente à Câmara de Vereadores o que requer maior atenção por parte dos motoristas devido ao intenso movimento de veículos principalmente durante o período de entrada e saída de alunos.
Pede-se, portanto a instalação imediata de lombada eletrônica ou física para que os motoristas que trafegam neste trecho tenham a velocidade de seus automóveis reduzida e conseqüentemente facilitando o transito dos pedestres com maior segurança.
Requer-se ainda a instalação de placa de advertência de cruzamento perigoso na Rua Hercílio Luz com a via citada acima para lembrar aos motoristas e pedestres da existência de via perigosa no local.