22 de jul. de 2011

Anteprojeto de lei Instituí Bienal do Livro.

Indicação efetuada pelo Vereador Môro, na Sessão do dia 18.07.2011, dispõe sobre a Bienal do Livro de Santa Catarina. O Vereador enfatizou que o seu anteprojeto de Lei enviado ao poder executivo, trata da bienal como sendo um evento cultural, comercial e turístico que com a criação da lei, passará fazer parte do calendário cultural do município de Lages, embora já venha sendo realizada a bienal, agora precisa ser devidamente regulamentada.

A partir da realização do evento desse ano, a bienal será coordenada pela Prefeitura Municipal mediante parcerias.
O anteprojeto de lei de autoria do Vereador Antonio Leandro Môro prevê a participação de escritores locais, estaduais e municipais, com literaturas diversas assim sendo: livros, revistas, gibis e publicações de natureza análoga.
A seleção dos participantes dar-se-ia após inscrição dos interessados, instituída em edital emanado pelo Poder Público.

15 de jul. de 2011

Transporte Escolar.
(Moção Legislativa 67/2011)



De iniciativa do Vereador Môro e aprovada pelos demais Vereadores, na Sessão do dia 12.07.2011, pede manifestação do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação na pessoa do senhor Marco Antonio Tebaldi, questionando quem garantirá o transporte escolar, uma vez que a Prefeitura Municipal realizou o transporte escolar ininterruptamente no período da Greve. Conforme convênio Prefeitura Municipal e Governo do Estado há um calendário pré-determinado para o transporte dos alunos. Esse Vereador preocupado com essa situação, solicita informação sobre qual valor e a forma de repasses adicionais de recursos, a fim de que o município possa realizar esta despesa extra e assim transportar os alunos da rede de ensino estadual no período da suposta reposição das aulas, uma vez que os alunos da rede municipal estão no período de férias escolares, finalizou.

INSERÇÃO NO MERCADO EXIGE QUALIFICAÇÃO PESSOAL.

(Sessão Especial do dia 12/07/2011, tratou do tema)


Atendendo convite do Vereador Môro diversas entidades ligadas a Capacitação e Qualificação da Mão de Obra, compareceram à Câmara de vereadores para debater, discutir aprimoramentos com objetivo de melhorar e qualificar as pessoas, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.
O foco dessa sessão era conclamar, provocar, debater com as Entidades, o Poder público no sentido de informar a sociedade Lageana o que se oferece de cursos e formas de acessar aos mesmos, buscando meios de motivar e ao mesmo tempo qualificar a mão de obra. Oferecendo ao mercado, trabalhadores qualificados e preparados para desempenhar suas funções, atendendo assim as necessidades das empresas aqui instaladas e de futuros investidores.
Para finalizar o Vereador Môro sugeriu diversas idéias entre elas a criação de um fórum permanente para acompanhamento dos trabalhos e para breve a realização de um seminário, onde todos poderão expor suas experiências, explanar seu ponto de vista sobre o tema.

5 de jul. de 2011

Mudanças no Seguro Desemprego.

Novo sistema do Seguro Desemprego preocupa o Vereador Leandro Môro. Em agosto de 2011,será alterado a forma de procedimentos em relação ao pagamento do benefício.Assunto polêmico, mas já está chegando em vários estados e as opiniões são divergentes.
Môro elogiou o “Portal do mais Emprego” e entendeu que isso é uma boa iniciativa, pois o programa será abastecido pelo próprio Ministério do Trabalho,SINE e Caixa Econômica Federal, todos parceiros.
Já as empresas também devem cadastrar no “ Portal mais Emprego” as vagas que por ventura venham a oferecer, assim as pessoas serão chamadas quando essas vagas aparecerem , através do novo sistema. No entanto, esse vereador questiona a forma uma vez que não permite que o cidadão possa escolher vaga em uma nova área, pois está limitado e direcionado pelo novo projeto nova vaga na mesma área.
Se o cidadão mudar de área não terá direito a receber o benefício.
Nesse caso, se for negado o direito, o trabalhador deverá procurar um advogado, finalizou o vereador.
Os vereadores Leandro Môro e Neusa Zangelin na Sessão do dia 04/07/2011, apresentaram moção legislativa na qual demonstraram preocupação com a falta de segurança às crianças estudantes, tendo em vista os últimos acidentes. O vereador Leandro Môro, disse em seu pronunciamento que gostaria de ver nosso trânsito, com cuidados especiais a todos especialmente aos estudantes.

Hoje o caos está instalado no trânsito, não podemos deixar passar em branco, pois o sinal vermelho no trânsito é a cor do perigo, precisamos promover amplo debate, envolvendo os transportadores escolares, órgãos estaduais e municipais, secretarias de educação, Meio ambiente, bem como, a sociedade como um todo.
Para finalizar o vereador Leandro Môro disse ser urgente e necessário a tomada de medidas que venham diminuir de vez a violência no trânsito especialmente com relação a insegurança no transporte escolar.

4 de jul. de 2011

Convite

Sessão Especial que tratará da Qualificação Profissional com hora e dia definidos.
O Vereador Antônio Leandro Môro, convida  para promoção do emprego, qualificação profissional  e cursos técnicos, envolvend as entidades ACIL,CDL,IFET,CEDUP'S, SESC,SENAC,UNIPLAC,UNIVESC,SINE, SDR,Ministério do Trabalho, entidades de classes, Sindicatos, Secretária Municipal de Emprego e Renda, entre outras.

Dia: 12/07/2011
Hora:19:30 horas
Local: Plenário Câmara de Vereadores - Lages-sc