31 de out. de 2011

"Título Cidadão Lageano"

Homenagem proposta pelo vereador Antônio Leandro Môro – PP - em sessão solene realizada no dia 25/10/2011 a Câmara de Vereadores de Lages concedeu o Título de Cidadão Lageano ao professor LUIZ CARLOS GONZAGA BARBOSA (KALÚ).

O vereador Môro disse que o professor é merecedor do título por tudo o que fez pelo esporte em nosso município e no estado de Santa Catarina. “ Kalú é um vencedor , não apenas pelas inúmeras conquistas que alcançou na sua trajetória esportiva, como os títulos dos jogos Abertos por Lages, títulos pelos clube aos quais treinou e pela brilhante idéia da criação dos joguinhos, mas também por estimular a pratica desportiva entre os jovens. É um exemplo a ser seguido".
O homenageado, orgulhoso do título recebido assim manifestou sua emoção “ a partir de agora eu sou um tupãense paulista de nascimento e um orgulhoso lageano catarinense por adoção e pela generosidade deste povo que eu amo e que, a partir de agora, mais que nunca, eu chamo de irmão”.
Presença de autoridades, amigos e ex-atletas foi marcante, seu companheiro e conterrâneo Mário Motta, (Ancora do Jornal do Almoço - RBS), emocionado, usou da palavra fazendo um histórico da vida do professor.

21 de out. de 2011

Audiência Pública "Qualificação Profissional".

Nesse dia 20/10/2011, por proposição do Vereador Antônio Leandro Môro, aconteceu no plenário Nereu Ramos na Câmara de Vereadores, Audiência Pública onde além de debates e manifestações dos participantes, foi oficializada a criação do Fórum Regional de Educação e Qualificação Profissional, bem como a sua regulamentação através da criação do estatuto da entidade. Em seu pronunciamento, o vereador assim se manifestou:

-“QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL– é a preparação do cidadão através de uma FORMAÇÃO PROFISSIONAL para que ele ou ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo MERCADO DE TRABALHO. A qualificação profissional não é formação completa. Ela é utilizada como complemento da Educação formal, podendo ser aplicada nos níveis BÁSICO, MÉDIO OU SUPERIOR. Sendo que a carga horária vai depender da necessidade de aprendizagem.
- O objetivo principal é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados a produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instâncias (escolas, sindicatos, empresas, associações).
No mundo atual é globalizado e que vivemos o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente. A busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação.
Para finalizar o vereador Leandro Môro sugeriu alternativas na noite de hoje, tais como:
- Criação de Fórum Regional de Educação e Qualificação Profissional.
- Buscar o cidadão que está fora da sala de aula.
- Criação de novos cursos além dos já existentes;
Ex: Automação Industrial, Engenharia Mecânica etc...
- Regulamentação do Estatuto da Entidade”.