31 de ago. de 2010

Vereador Môro Quer Aprovação de Lei que Proíbe Empresas de Consultar SPC e SERASA.

Em proposta aprovada na Sessão da Câmara de Vereadores na ultima segunda-feira, 30 de Agosto, foi encaminhada ao Senado Federal e a bancada Catarinense em Brasília pedido para aprovação do Projeto de Lei n 266/08 do Senador Mário Couto do PSDB-PA, que proíbe as empresas de excluírem candidatos a uma vaga de emprego por estes estarem com seus nomes inclusos na lista do SPC e/ou SERASA.

Môro ressalta em seu pedido que muitas vezes os candidatos a uma vaga de trabalho preenchem todos os requisitos necessários para ocuparem determinado cargo, mas são impedidos por estarem com o nome incluso na lista de inadimplentes dos órgãos citados.



Leia na integra a Moção Legislativa encaminhada ao Senado Federal de autoria do Vereador Leandro Môro:




MOÇÃO LEGISLATIVA N.º /2010



EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES



SOLICITA APOIO PARA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI N° 266/08, PROIBINDO A PRETERIÇÃO DE CANDIDATOS A UMA VAGA DE TRABALHO, POR SE ENCONTRAREM INSCRITOS EM CADASTROS DE INADIMPLÊNCIA.



ANTÔNIO LEANDRO MÔRO, Vereador com assento nesta Casa Legislativa pela Bancada do PP, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, após manifestação do Egrégio Plenário, solicitar envio de Moção Legislativa ao Exmo. Senhor Presidente do Senado Federal, JOSÉ SARNEY, aos Exmo. Senhores Senadores da República e Deputados Federais da Bancada do Estado de Santa Catarina no Congresso Nacional, com o seguinte teor:



CONSIDERANDO:


— As dificuldades de reinserção no mercado de trabalho das pessoas desempregadas, que encontram obstáculos quase intransponíveis para voltar a trabalhar, agora, se veem diante de mais uma barreira à obtenção de emprego: o requisito da ausência de inscrição nos cadastros de inadimplentes (SPC, SERASA);


— Que a situação de exigência da ausência de inscrição, ocorre diante da total indiferença das autoridades encarregadas da fiscalização das relações de trabalho, em especial, o Ministério do Trabalho, e ainda com a anuência de muitos sindicatos de classe;



— Que o trabalhador desempregado não tem salário e, por conseqüência óbvia, não tem dinheiro para arcar com suas dívidas, inevitavelmente sofrendo a inclusão de seu nome nos cadastros de inadimplentes;



— Que o problema é mais sério do que se possa imaginar, uma vez que uma imensa parcela de pessoas sequer conseguiu o primeiro emprego e já se encontra inclusa em cadastros de inadimplentes. Exemplo: os estudantes financiados pelo FIES, que não conseguem pagar o financiamento depois de formados e, como forma de coerção, são colocados nos cadastros de inadimplentes.


— Que esta atitude tira a liberdade das pessoas, e o que é pior, priva as mesmas de sobreviverem com dignidade, esperança e perspectiva de vida, já tão difícil pelas instabilidades naturais do mercado de uma forma geral.



— Que a Exposição de Motivos do Projeto de Lei do Senador Mário Couto, ressalta que muitas vezes o candidato a uma vaga de emprego atende todas as demais qualificacões necessárias para assumir determinado cargo, mas fica impedido por estar com o nome incluso em instituicões de protecão ao crédito. Menciona ainda a Exposição de Motivos do Projeto de Lei, que a investigacão sigilosa praticada pela empresa impede o candidato à vaga de emprego, apresentar alegacões em sua defesa.



— Que o Brasil ratificou a Convencão nº 111 da Organizacão Internacional do Trabalho (OIT) sobre Discriminacão em Matéria de Emprego e Ocupacão, porém esta Convencão nao trata especificamente desta matéria, razao pela qual o Senador Mário Couto propôs o presente Projeto de Lei.




Ante ao exposto, solicitamos:



O apoio para a aprovacão, com a maior brevidade e celeridade possivel, do Projeto de Lei N º266/08, que ora tramita no Senado Federal, de autoria do Senador Mário Couto do PSDB-PA, dispondo “que os candidatos a uma vaga de trabalho nao podem ser preteridos, pelo fato de estarem temporariamente com seus nomes inscritos em instituicões de protecão ao credito”



Sala das Sessões, data

20 de ago. de 2010

SOCIEDADE PROTETORA E AMIGA DOS ANIMAIS (SPAA) É APRESENTADA A COMUNIDADE NA CÂMARA DE VEREADORES.


Os vereadores Leandro Môro e Neusa Zangelini promoveram na noite desta quinta-feira, dia 19 de Agosto, uma reunião que apresentou a Sociedade Protetora e Amiga dos Animais (SPAA). A entidade tem como principais objetivos o auxilio e a castração de animais abandonados, a orientação sobre posse responsável e formas de responsabilizar legalmente os donos que submeterem seus bichos de estimação ao abandono e maus-tratos.
Uma das principais reivindicações do grupo é a obtenção de um local próprio e que seja adequado para abrigar e tratar os animais provisoriamente, enquanto estes não são adotados.
A Presidente da entidade, Eliana de Oliveira tem um histórico de assistência aos animais, sendo que em sua residência cuida de mais de 30 abandonados. Apesar de seu amor aos bichos, Oliveira não consegue cuidar de mais animais, por isso teve a idéia de conceber a organização para que outras pessoas que tenham a mesma estima possam ajudar. “Com mais parceiros e juntando as forças, o objetivo vai se realizar”, afirmou.
A coordenadora do Centro de Zoonoses, Geanise Ledo, pôs-se a disposição para unir forças e trabalhar junto à associação, para erradicar ou, pelo menos, diminuir a incidência e a proliferação dos animais soltos pelas ruas.
Leandro Môro entende que este é um dos grandes problemas urbanos de Lages e que retirar da rua estes animais e controlar sua taxa de natalidade são formas de cuidar da saúde pública. O vereador pediu para que os donos tenham zelo pelos seus bichos e enfatizou que é preciso união de todos para que os objetivos possam ser atingidos. “É uma longa caminhada, mas, se andarmos juntos, o caminho destas conquistas será bem mais curto e prazeroso”.
Eliana de Oliveira pediu ajuda para que outras pessoas contribuam com a entidade. Para quem estiver interessado em saber mais sobre a organização ou mesmo quiser ajudar os telefones de contato são: (49) 9911-5302, falar com Erisson ou (49) 3222-7610 com Eliana.

Vereador Leandro Môro um dos colaboradores da ONG-SPAA.

17 de ago. de 2010

CONVITE ONG- Sociedade Protetora e Amiga dos Animais (SPAA)


Estamos Convidando todos os Colegas e Amigos do Blog para a reuniao da ONG- SPAA (Sociedade Protetora e Amiga dos Animais). Estarão presentes nesta reunião a diretoria e simpatizantes desta entidade. O encontro será realizado no dia 19 de agosto de 2010 às 19h, na Câmara de Vereadores no Plenário Nereu Ramos.
A vossa participação, como representantes que lutam pelas causas de interesse da comunidade é de suma importância para discutirmos, darmos apoio e sugerir alternativas de proteção aos animais.







Colaboradores:
Vereador Antônio Leandro Môro
Vereadora Neusa Zangelini

Audiência Pública Vai Debater Esporte Profissional Lageano.

Futebol Profissional será o foco da Audiência Pública.

O Vereador Antônio Leandro Môro entrou com pedido para realização de Audiência Pública para debater a situação do Esporte Profissional Lageano na Sessão da Câmara da ultima Segunda-Feira, dia 16 de Agosto.
 Môro pretende reunir um grande numero de pessoas ligadas ao esporte profissional no Plenário da Câmara de Vereadores no dia 07 de Outubro, para debater, apresentar proposições e possíveis soluções para que Lages volte a brilhar e ter representatividade no Estado e também no Brasil em varias modalidades esportivas. O foco principal do debate pretende ser o futebol profissional.
O Vereador Lembrou que Lages já foi destaque em varias competições e modalidades esportivas no passado, e que hoje não temos mais esta representatividade. Citou ainda como exemplo o futebol profissional que há tempos não possui uma equipe na principal divisão do Campeonato Catarinense.