17 de jul. de 2009

Moção sobre Revitalização da área central de Lages

MOÇÃO LEGISLATIVA N.º 040/2009.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES.

REVITALIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE LAGES.

ANTÔNIO LEANDRO MÔRO,
Vereador com assento nesta Casa Legislativa pela bancada do PP, no uso de suas atribuições legais e regimentais vem à presença de Vossa Excelência requerer, após manifestação do Egrégio Plenário, envio de Moção Legislativa ao Chefe do Poder Executivo, ao Secretario de Planejamento Sr. Flaubert Zanetti, ao Secretario do Meio Ambiente Sr. Luis Marim.

A CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES, no uso de suas atribuições legais e regimentais, acatando proposição do(a) Vereador(a) ANTÔNIO LEANDRO MÔRO/PP, envia a seguinte;


MOÇÃO LEGISLATIVA:

Estudo de viabilidade de revitalização das áreas centrais de Lages, bem como reparar calçadas, fachadas de prédios, lojas e casarões, tombados ou não pelo patrimônio publico, rampas para deficientes físicos, onde houver necessidade dando prioridade aos calçadões das Praças João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, remoção da “Base do Setor 5 da Policia Militar”, podendo esta ser alocado na Praça Tiradentes anexa a Praça Waldo Costa na qual se encontra instalada a Delegacia de Policia.
Os projetos de revitalização em áreas centrais tornaram-se cada vez mais necessarias no planejamento urbano, pois alem de preservar o valioso conteúdo histórico-cultural, de localização e simbologia para a memória e referencia da cidade é um instrumento que busca dar a sustentabilidade urbana, objetivando equacionar a importância destes.
Os princípios que uma cidade sustentável deve apresentar são: justiça social, beleza, criatividade, equilíbrio ecológico, fácil mobilidade, compacidade e policentrismo e diversificação de usos.
A iniciativa deve contar com o apoio de técnicos de diversas secretarias do município, causando assim, um impacto significativo na vida dos comerciantes e moradores de toda a região. A revitalização permitirá que aconteça um novo tempo de modernidade para a população. Lages já não é mais uma cidade provinciana. Até mesmo, aqueles que são contrários a essa mudança entenderão que a melhoria é salutar, que o avanço se faz necessário para o fortalecimento do comércio e do turismo.
Neste contexto, solicitamos ao Poder Executivo e os órgãos competentes que efetuem uma criteriosa fiscalização para que os proprietários de casas, lojas e edifícios, também revitalizem as fachadas de seus imóveis, podendo o Poder Publico incentivar os mesmos propondo parcerias para as devidas restaurações.
Nossa cidade sendo a Capital do Turismo da Serra Catarinense, necessita e requer uma revitalização em nossa área central, haja vista que recebemos um expressivo numero de visitantes não só no período de inverno, mas ao longo de todo o ano quando muitos turistas sobem a serra para apreciar as belas paisagens de nossos campos serranos.
Assim sendo, a população lageana, que também espera por esta revitalização, sentir-se-á honrada e feliz por morar em uma cidade que também é conhecida como “A Princesa da Serra”.



Antônio Leandro Môro
Vereador - PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário