6 de nov. de 2009

VEREADOR PREOCUPADO COM O ATENDIMENTO DO SAMU EM LAGES E REGIÃO




Na sessão da câmara de vereadores dia 26/10/09, o Vereador Leandro Môro solicitou através de requerimento, a realização de Sessão Especial, para que se discuta amplamente o mau atendimento prestado às pessoas quando há necessidade de prestação de socorro emergencial à população.

Lembra o vereador que esse “mau” atendimento a que se refere, foi levantado através de inúmeras reclamações feitas por telefone e/ou pessoalmente junto a este Edil e aos órgãos de comunicação como rádios e TVs de nossa cidade.

Na oportunidade salientou que Os Serviços de Atendimentos Moveis de Urgência (SAMU) está regulado pela portaria 2048 de novembro de 2002. Suas atividades foram iniciadas em Porto Alegre em 1995, é indiscutível a importância e o reconhecimento sem dizer da posição que ocupa dentro do Sistema de Saúde, pelos serviços que presta junto a Sociedade.

Na visita que o Vereador Leandro Môro fez ao SAMU, tomou conhecimento do funcionamento e ouviu o outro lado, que a demora no atendimento como as pessoas alegam é porque não temos uma linha telefônica gratuita para muitas vezes atender a população carente que, na verdade necessita de transporte social, nesse caso, não seria prioritário este atendimento que, a regulação é necessária e feita pelas atendentes onde é registrada a solicitação, com nome, endereço, telefone, pontos de referência, paciente, sexo, idade e queixa, fator causador da ligação, em seguida é transferida ao Médico regulador, que analisa o caso, se de urgência e só aí libera o atendimento, finalizou o Vereador.

Um comentário:

  1. temos que fazer alguma coisa,pelo atendimento do SUS,acho que nisso está o S AMU.Muito boa a sua preocupaçaoSr.vereador

    ResponderExcluir