14 de out. de 2009

Moção Legislativa nº059/2009



EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES.


SOLICITA LOCAL ADEQUADO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA



ANTÔNIO LEANDRO MÔRO, Vereador com assento nesta Casa Legislativa pela bancada do PP, no uso de suas atribuições legais e regimentais vem à presença de Vossa Excelência requerer, após manifestação do Egrégio Plenário, envio de Moção Legislativa, ao Exmo.sr. Paulo Bauer, Secretario da Educação do Estado de Santa Catarina, Exmo.sr. Osvaldo Uncini, Secretario do Estado de Desenvolvimento Regional de Lages, Sra. Maria de Fátima Daboit Ogliari, Gerente de Educação (GERED) de Lages. Com o seguinte teor;


A CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES, no uso de suas atribuições legais e regimentais, acatando proposição do (a) Vereador (a) ANTÔNIO LEANDRO MÔRO/PP, envia a seguinte;




MOÇÃO LEGISLATIVA:


Podemos considerar a escola como um local privilegiado para observarmos as características de uma sociedade, pois nela também encontramos reflexos das relações sociais devendo incorporar em seu contexto ações e vivencias para um bom desenvolvimento social e critico.

Considerando que a escola é uma instituição na medida em que a concebemos como organização das relações sociais entre os indivíduos dos diferentes segmentos, ou então como o conjunto de normas e orientações que regem essa organização, a escola deve possuir subsídios para que tal fato seja concretizado.

O espaço escolar deve compor esse conjunto de elementos necessários, Porem, nem sempre encontramos instituições de ensino bem planejadas e organizadas, acarretando deficiências, muitas vezes silenciosas e que passam despercebidas, no processo de ensino-aprendizagem.

Nos últimos anos, vemos surgir diversas escolas, principalmente particulares, instaladas nos mais variados locais. Casas e edifícios – comprados ou alugados – que, na época de sua construção, não tinham o objetivo e nem características funcionais e arquitetônicas para abrigar uma escola, agora comportam funções de uma instituição de ensino. Tal surgimento tem sua procedência ligada ao processo de sucateamento do ensino publico que fez da educação desse país um setor terceirizado e tratado como um comercio.

As instituições escolares publicas também não fogem a esta regra, muitas delas também não possuem espaços físicos adequados para a pratica esportiva, ora pela deteriorização do ensino público, ora pela ausência desses espaços.

A presença de locais apropriados para a Educação Física é de extrema importância para o educando, pois as condições físicas da escola podem ser vista como um programa educador, ou seja, como um elemento do currículo invisível ou silencioso, ainda que ela seja, por si mesma, explicita ou manifesta.

Assim sendo, esta Moção Legislativa, visa buscar soluções para as escolas estaduais localizadas no município de Lages que ainda não possuem um local adequado para a pratica esportiva. Das (24) vinte e quatro escolas estaduais existentes em nosso município, (09) nove instituições de ensino não possuem área coberta nas quais os alunos não podem ter suas aulas de Educação Física normalmente, sem terem que ou enfrentar o sol forte ou então se apinharem dentro de uma sala de aula em dias de chuva bem como os dias frios de nosso inverno rigoroso.

Conforme o exposto acima, uma escola sem instalações apropriadas para a pratica da Educação Física remete ao aluno um esquecimento desta atividade, como nas escolas abaixo relacionadas que ainda não possuem local com área coberta para que os professores possam ministrar suas aulas com melhor aproveitamento.



E.E.B. ARMANDO RAMOS DE CARVALHO - Bairro Bela Vista;

E.E.B. CORA BATALHA DA SILVEIRA - Bairro Caravagio;

E.E.B. LIZA AMARAL DE OLIVEIRA - Bairro Santa Helena;

E.E.B. MARIA QUITERIA – Bairro Conta Dinheiro;

E.E.B. MELVIN JONES – Bairro Morro do Posto;

E.E.B. PROF. EGIDIO BARAÚNA - Bairro Araucária;

E.E.B. PROF. JORGE AUGUSTO NEVES VIEIRA – Bairro Pisani;

E.E.B. VIDAL RAMOS – Centro;

E.E.B. VISCONDE DE CAIRU – Bairro Vila Nova.

Diante da realidade observada, é que buscamos junto as autoridades aqui mencionadas, soluções praticas e rápidas quanto a esses educandários que com esses fatores podem comprometer de modo significativo o trabalho pedagógico da Educação Física, considerando ainda que muitas destas escolas não possuem nem mesmo um quadra poli esportiva.

Portanto, uma escola sem quaisquer instalações esportivas pode contribuir para criar no imaginário do aluno um esquecimento e/ou desvalorização da Educação Física dentro da escola, como se não fizesse falta para sua formação, comprometendo assim, seu próprio desempenho nas demais atividades curriculares.

Para encerrar, lembramos que a Educação Física deve ser encarada a partir dos benefícios que pode trazer ao desenvolvimento humano, na contribuição para a formação física e intelectual.

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